SÃO JOSÉ

O COLÉGIO

Congregação

    A História da Fundadora

     Verena Bütler nasceu  em Auw, na Suíça, no dia 28 de maio de 1848. Aos 19 anos ingressou na vida religiosa contemplativa, no mosteiro de Maria Hilf (Maria Auxiliadora), em sua pátria, recebendo o nome de Maria Bernarda.

     Nesse mosteiro permaneceu até seus 40 anos, assumindo responsabilidades de administração do mesmo. Tendo, contudo, recebido carta de um bispo missionário do Equador suplicando missionárias para sua abandonada Igreja diocesana. Madre Bernarda não hesitou em atender ao pedido. Acompanhada de mais seis jovens religiosas, Maria Bernarda partiu rumo ao Equador, deixando, para sempre seu mosteiro, sua família, sua pátria. Este passo e esta data, marcam a fundação da Congregação das Irmãs Missionárias de Maria Auxiliadora.

"Fazei da educação uma arte sagrada. Esforçai-vos para cultivar nos educandos, sentimentos cristãos e reforçai-vos com repetidos ensinamentos. Tende em vossas escolas, um grande zelo espiritual pelas pessoas a vós confiadas". (Santa Maria Bernarda)

    Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora

     Educar crianças e jovens, levar a todos a Palavra de Deus, cuidar os enfermos, dar esperança aos pobres e catequizar foi a grande missão de Maria Bernarda e suas irmãs religiosas. Por 36 anos esta destemida  missionária evangelizou e santificou com seu trabalho, sua oração e com a entrega de sua vida, primeiro as terras equatorianas e, depois, a Colômbia. No Brasil, as primeiras irmãs chegaram em 1911, à cidade de Óbidos, no estado do Pará.

     Santa Maria Bernarda faleceu aos 76 anos de idade, a 19 de maio de 1924, em Cartagena, na Colômbia. Lá, em seu santuário, lugar de peregrinações e bênçãos, encontram-se seus restos mortais. Em 12 de outubro de 2008, seu nome foi inscrito no cânon dos santos da Igreja católica pelo Papa Bento XVI, que estabeleceu o dia 19 de maio de cada ano, a celebração de Santa Maria Bernarda Bütler, a missionária da misericórdia. Fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.

     Em 1920 chegaram as Irmãs Franciscanas ao Rio Grande do Sul, primeiramente para a cidade de Três Arroios, depois Gaurama, Getúlio Vargas e Erechim, onde iniciaram, em 1923, o Colégio São José. Hoje, a Congregação está presente em diversos Estados do Brasil e em 12 países.

Calendário
ACESSAR
Animação Pastoral
ACESSAR
Turno Inverso
ACESSAR
Material Didático
ACESSAR
Lista de Materiais
ACESSAR
Projeto Pais na Escola
ACESSAR
Uniformes
ACESSAR
Atividades Extras
ACESSAR