SÃO JOSÉ

NOTÍCIAS

14set
Ensino Médio, Geral

Norte-americana se diz encantada com as pessoas de Erechim

Estudante Vanessa Bello, de 18 anos, é intercambista do Rotary e está cursando a 2ª série do Ensino Médio do Colégio Franciscano São José

          – As pessoas aqui são muito amigas, extrovertidas e gostam de passear nas ruas. Na minha cidade não é assim. 

         É desta forma que a norte-americana de família mexicana, Vanessa Bello, 18 anos, classifica seus primeiros dias em solo gaúcho. Ela veio de Aurora, no Estado Norte-Americano de Illnois (cidade com cerca de 200 mil habitantes), e é a mais nova estudante do Colégio Franciscano São José, de Erechim.

       Matriculada na 2ª série do Ensino Médio, Vanessa, que fala inglês e espanhol, faz uso do espanhol para tentar aprender o português a fim de acompanhar a turma em sala de aula. ‘Gostei das pessoas; da família que me recebeu; dos professores; direção e dos colegas. Está sendo uma experiência interessante e uma oportunidade de aprendizado sensacional’, observa ela que chegou a Erechim através do projeto de Intercâmbio de Longa Duração de Jovens promovido pelo Rotary Internacional.

       Conforme a coordenadora do Ensino Médio do São José, Cleci Luisa Lovera, o Colégio recebeu Vanessa de braços abertos. Cleci, porém, destaca que a escola já propicou semelhante oportunidade com estudante intercambista de outro país, propicionando o compartilhamento de culturas e a troca de experiências. Do mesmo modo ela frisa que estudantes locais são recebidos em diversas partes do mundo – contribuindo para a formação completa dos jovens.

      O raciocínio é corroborado pela psicóloga do Colégio Franciscano São José, Daniela Manfro Campagnolo, que salienta a importância do intercâmbio cultural como fonte de amadurecimento e a perspectiva de um novo olhar em relação às diversas realidades existentes em cada País.

NOTÍCIAS RELACIONADAS